O líder tem que saber se comunicar de maneira constante e eficaz com pessoas de todos os níveis, tanto de dentro como fora de sua organização.
Um dos fundamentos básicos da liderança é entender as pessoas, saber se comunicar com elas e entusiasmá-las para que juntos alcancem os objetivos propostos.
Liderar implica em dar qualidade à comunicação, palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".
Comunicação é o processo pelo qual partilhamos informações, transmitimos mensagens, fazemos questionamentos e expressamos nossos sentimentos e pensamentos.
O líder tem que saber se comunicar de maneira constante e eficaz com pessoas de todos os níveis, tanto de dentro como fora de sua organização.
Peter Drucker, pai da administração, escreveu em seu livro "People and Performance" que no futuro haverá uma relação direta entre o sucesso profissional e a habilidade de escrever e falar. Que as pessoas vão crescer na corporação na medida em que melhorarem essas habilidades.
Para tornar-se um excelente comunicador, o líder há de dominar os seguintes componentes da competência comunicação:
1- Estabelecer relações autênticas
A habilidade de comunicação interpessoal é extremamente exigida, especialmente no âmbito profissional.
Como estão as suas práticas nesta área em relação a:
- Estimular nas pessoas o sentimento de engajamento com o grupo.
- Encorajar a educação contínua nas pessoas.
- Estimular a criatividade e inspirar entusiasmo.
- Respeitar as diversidades culturais e as diferenças individuais.
- Elogiar e dar feedback às pessoas.
- Lidar adequadamente com seus sentimentos e com os das outras pessoas.
- Relacionar-se bem com ocupantes de cargos em diferentes níveis da organização.
- Demonstrar empatia.
- Ter credibilidade e integridade pessoais baseadas na coerência entre palavras e atitudes.
- Estabelecer relações autênticas através da comunicação interpessoal permite ao individuo o desenvolvimento da autoconfiança, credibilidade, segurança, felicidade e enriquecimento interno.
2 – Saber escutar com atenção.
Ouça atentamente as pessoas com estilos de comunicação diferentes do seu. Concentre-se totalmente naquilo que estão dizendo ou omitindo para compreender o significado do que é dito. Incentive-as a falarem sobre elas mesmas, clarifique aquilo que escutou e reflita sobre o que ouviu. Perceba o significado e as diferenças entre as palavras, tom de voz e a linguagem não verbal.
O ouvir atento permite que você demonstre interesse, estabeleça uma relação de confiança com seus colaboradores e entenda suas necessidades. Dê oportunidade para que exprimam as suas emoções, sentimentos, percepções e sugestões.
3- Saber se expressar com clareza para influenciar os outros.
Saber se comunicar com clareza e expressar suas ideias para agregar valor é a principal exigência do mundo corporativo.
Uma comunicação clara requer um objetivo claro. Ter em mente qual é a essência daquilo que você deseja comunicar permitirá que você organize o pensamento a fim de se expressar com clareza e objetividade.
Influenciadores eficazes são confiáveis e convincentes por apresentarem uma argumentação clara que desperta o interesse e a cooperação dos outros.
4 – Documentar o assunto das reuniões.
As pessoas muitas vezes esquecem aquilo que escutam e o papel do documento é exatamente impedir que isso aconteça. Para manter uma boa comunicação com os seus subordinados é necessário que tudo esteja documentado.
E, por fim, neste artigo.
5 – Elogiar cada progresso.
Skinner, grande psicólogo, dizia que quando se critica menos e se elogia mais, as boas coisas que as pessoas fazem são reforçadas e as ruins são atrofiadas por falta de atenção.
Para concluir deixo uma frase para reflexão.
“Comunicar é Ser, pois manifestamos realmente o que somos”.
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