12 agosto, 2016

O que os brasileiros querem saber antes de escolher um novo emprego*

* Por Época Negócios

40% dos entrevistados responderam que o principal motivo pelo qual deixariam o emprego atual é a falta de perspectiva para crescer na empresa



Os brasileiros querem ouvir sobre novas oportunidades profissionais, buscam conhecer a cultura de uma possível companhia empregadora e argumentam que o principal motivo pelo qual deixariam o trabalho atual é a falta de perspectiva de crescimento. As conclusões são de uma pesquisa realizada pelo LinkedIn sobre as principais tendências globais de talentos  — que traz um recorte específico do Brasil ("2016 Brazil Talent Trends"). Na pesquisa, participaram 664 profissionais — sendo que 75% estão empregados e 215 mudaram de emprego entre fevereiro e março de 2016.

O Linkedin perguntou a eles quão dispostos estavam a mudar de emprego, o que querem saber sobre uma nova vaga ou empresa para trabalhar e, por fim, quais recursos eles utilizam na hora de trocar de emprego. Deles, 94% mostraram-se interessados em ouvir sobre novas oportunidades de trabalho.

Em comparação aos resultados globais, os brasileiros identificaram-se como mais preocupados em conhecer melhor os aspectos gerais de uma empresa potencial de trabalho. Entre eles, 70% querem informações sobre cultura e valores, 68% sobre bônus e benefícios, 59% sobre perspectivas de carreira, 59% sobre a estrutura interna da empresa e 54% sobre os locais onde a empresa têm escritório.

A pesquisa também mostra que os profissionais querem mais do que um emprego — buscam principalmente crescimento em suas carreiras. Quarenta por cento dos entrevistados brasileiros responderam que o principal motivo pelo qual deixariam o emprego atual é a falta de perspectivas para crescer na empresa. Além disso, 38% disseram que gostariam de ter mais desafios, 34% mostram-se descontentes com os bônus e compensações financeiras que recebem, 30% mostram-se infelizes com a cultura interna, e 26% dizem que se sentem infelizes por falta de reconhecimento.

Os brasileiros também são mais propensos a acompanhar uma determinada empresa após descobrirem que há uma nova vaga, de acordo com a pesquisa. Depois de ouvirem sobre a oportunidade, 38% vão atualizar o currículo e 31% procuram na internet matérias referentes à empresa.

As principais formas pelas quais os brasileiros chegam a um novo emprego é por meio de um colega em comum, que trabalha na nova empresa, ou de conexões existentes nas redes sociais — como LinkedIn e demais plataformas. Apenas 25% apontam como meio as vagas anunciadas em sites de emprego ou da própria empresa como fatores fundamentais.

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