02 agosto, 2016

Saiba como melhorar o marketing pessoal de uma vez por todas*

* Por RH Inteligente

Você pode estar se perguntando “por que eu preciso melhorar o marketing pessoal”? Bem, vamos explicar. Todos nós, ao buscarmos um profissional, desejamos ir ao melhor deles. Da mesma forma, os gestores, ao entrevistar diversos candidatos e escolher quem ocupará a função oferecida, certamente escolherão aquele que lhes parece o “melhor” dentre os concorrentes, o mais apto para desempenhar a função.



A grande questão é que, nem sempre, os escolhidos são verdadeiramente os mais competentes. Eles apenas são os que melhor demonstram as suas habilidades. A essa qualidade de conseguir agregar valor à própria imagem, chamamos marketing pessoal.

O marketing pessoal é indispensável para o profissional que quer ser reconhecido em sua área de atuação. É preciso desenvolver as estratégias adequadas para não apenas ser notado, mas ser notório!

Neste post daremos 7 dicas de como melhorar o marketing pessoal e obter o merecido reconhecimento pelo seu trabalho. Confira!

1) Invista na sua imagem
Cuidar da aparência é fundamental. Vestir-se adequadamente e de acordo com a ocasião é indispensável para o profissional que quer se destacar. É claro que não existe uma regra de vestimenta aplicável a todos. Certamente, um profissional da área jurídica não deve trajar-se do mesmo modo que um educador físico em uma academia. Porém, num ou noutro caso, é preciso haver cuidado com a vestimenta, pois ela fala muito sobre nós e sobre a mensagem que queremos transmitir.

2) Seja pontual
Ultrapassada a fase da aparência, é hora de destacar-se por sua forma de agir. A pontualidade é uma qualidade bastante importante na seara profissional, pois demonstra afinco e profissionalismo. Ser pontual significa que o profissional é comprometido com o seu trabalho, o respeita e valoriza.

3) Esforce-se para falar corretamente
Nem todos nós somos exímios oradores, mas devemos evitar a timidez ao falar em público e prezar pelo uso da linguagem correta e culta, sobretudo no ambiente de trabalho.

Não é adequado o uso de gírias ou coloquialismos no ambiente profissional, ou quando estamos tratando com pessoas com quem não temos intimidade. É preciso zelo com a linguagem, tanto a verbal, quanto a escrita. Profissionais que titubeiam ao falar ou que escorregam na gramática não transmitem confiabilidade.

4) Seja gentil
Gentileza é como um bálsamo na correria e estresse do dia a dia. Todos temos problemas, mas não devemos trazê-los para o trabalho. Para ser reconhecido e valorizado como profissional, é indispensável que saiba tratar a todos com respeito e atenção, sendo cuidadoso com as palavras e na forma de agir. Certamente, essa conduta criará um círculo virtuoso, afinal, gentileza gera gentileza!

5) Cuide da sua reputação
A reputação é o bem mais precioso que possuímos, é o que nos caracteriza no meio social, é a imagem que os outros vão ter de nós. Por isso, é muito importante zelar dela, através da prática de condutas éticas, do respeito a si e aos outros. Além do mais, é importante evitar algumas situações desagradáveis, como por exemplo, bebedeiras em público, conduta escandalosa, roupas extravagantes, etc.

6) Demonstre serenidade frente aos problemas
Encarar os problemas com serenidade é uma importante qualidade. Um bom profissional somente é assim reconhecido porque consegue solucionar os desafios surgidos diariamente no exercício das suas funções.

Para se destacar, é preciso ter diferencial. Se fizermos o previsível, obteremos resultados previsíveis. Manter a serenidade auxilia a encontrar soluções inovadoras e através delas você obterá reconhecimento e alavancará a sua marca pessoal.

7) Capacite-se
Para melhorar o marketing pessoal é indispensável que você invista em capacitação, sob pena de sentir-se uma fraude, transmitindo uma imagem de excelência que pode não condizer com a realidade.

Fazer cursos na sua área ou fora dela, além de proporcionar novos conhecimentos, fará com que seus horizontes sejam ampliados, e, ainda, lhe possibilitará fazer uma rede de contatos – que também é de extrema importância para obter visibilidade no segmento em que atua.

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