05 janeiro, 2007

50 coisas que descobrimos em 2006

A ciência nunca pára, e não deve. A todo ano descobrimos novas coisas e aperfeiçoamos outras. Tbo.com numerou as 50 coisas que foram descobertas em 2006.

Como são muitas eu separei aquelas que achei mais relevantes:

* A parte do cérebro que regula a razão e a impulsividade ainda se encontra em desenvolvimento durante a adolescência e só amadurece por volta dos 25 anos.

* A luz azul afasta o sono, pode ser útil às pessoas que trabalham à noite.

* Um gene responsável pelos embriões machos é produzido também pela região alvejada pela doença de Parkinson, uma descoberta que possa explicar porque mais homens do que mulheres desenvolvem o doenças degenerativas.

* Um novo planeta, denominado de "Super-Terra" que pesa 13 vezes mais que o nosso planeta, existe no sistema solar a 9000 anos-luz de distância.

* Durante os últimos cinco anos a alergia das crianças aos amendoins duplicou.

* Biólogos marinhos descobriram um tubarão que usa as barbatanas para andar no fundo do mar.

* Dormir mais tempo ao Sábado e ao Domingo pode alterar o relógio biológico, deixando o corpo mais fatigado no início da semana.

* O pombo comum consegue memorizar 1.200 imagens.

* Uma das formas mais eficazes para os atletas recuperarem depois do exercício físico é beberem um copo de leite com chocolate.

* O peso do ganho pelas mulheres quando estão namorando é porque sua dieta é interrompida, porém os homens começam a alimentar-se melhor quando estão namorando.

* Uma sessão de 30 minutos de beijos pode diminuir as reações alérgicas do corpo ao reduzir a produção de histamina, o medidor natural das respostas às alergias.

Nenhum comentário: