19 julho, 2016

5 maneiras de simplificar o marketing nas redes sociais*

* Por Neil Patel

Hoje em dia, todas as empresas precisam fazer marketing nas redes sociais.


Rapidez e simplicidade são importantes para qualquer programa de marketing em mídias sociais.

No entanto, rapidez e simplicidade também são as coisas mais difíceis de adquirir em um programa de marketing.

Mídia social, como qualquer outra forma de marketing, pode se tornar complexa, incômoda e confusa, especialmente para empreendedores e pequenas empresas que tentam fazer tudo por conta própria.

Eu tenho lidado com a confusão das mídias sociais por mim mesmo e ajudado outras pessoas a lidar com suas frustrações.

Com pouco planejamento e empenho você pode adquirir uma simplicidade brilhante. Tente este processo para recuperar o controle do marketing da sua mídia social.

1. Crie um cronograma
As mídias sociais funcionam melhor quando você faz um cronograma. É especialmente importante se o seu programa de marketing em mídia social envolve múltiplas plataformas, muitas pessoas e distintas campanhas.

Aqui estão minhas dicas para fazer um cronograma de mídia social que funciona:

Tempo. Se você tem um time com múltiplos membros, crie um calendário compartilhado usando algo como Google Calendar. Permita a cada membro do time adicionar e editar as informações, mas escolha uma das pessoas para controlar o calendário.

Tecnologia. Se você está usando uma ferramenta de automação com um calendário, use em vez de um calendário externo. Quanto mais integrada suas ferramentas estão, mas simples seu esforço se tornará.

Tabu. Não seja escravo de seu cronograma. A mídia social é espontânea, então sinta-se livre para tentar algo que fuja dos padrões de vez em quando.

2. Utilize uma ferramenta de automação para a mídia social
Se você não faz nada do que está na lista, então faça.

Vale a pena todo o esforço da sua leitura deste artigo. Adotar esta dica pode (talvez) poupar anos de sua vida, toneladas de frustrações e te tornar mais eficaz. As pessoas vão até começar a gostar mais de você.

Pessoas inteligentes vêm fazendo um software astuto para tornar sua mídia social mais simples.

Automação para mídia social pode demandar uma ou duas horas para ser instalada e aprendida, mas uma vez ligado e deixado ronronar à uma certa distância, tornará sua mídia social mais atraente.

Aqui estão as três ferramentas de automação mais populares:

  • Hootsuite
  • Buffer
  • SocialOomph

Os custos das assinaturas são insignificantes comparados com o tempo que você vai economizar.

Escolha uma ferramenta e vá!

3. Batch
Mídia social pode ser um monstro absoluto.

Pode ocupar o seu dia, destruir sua produtividade, te distrair do seu trabalho e desmanchar seus planos bem definidos.

Muitas de nossas frustrações com a mídia social gira em torno do fato que está em toda parte, todo o tempo e não acaba!

Um rápido rolar pelo Instagram pode transformar-se em horas de descuido perdido. Um breve check-in no Twitter pode converter-seem um pesadelo de notificações. Uma inocente olhada no Facebook transforma-se em um click-click-click nas fotos das férias de uma pessoa que você nem conhece.

Eu diria para você “ser mais disciplinado” ou “pare com isso!” mas isso seria hipócrita.

Em vez disso, eu recomendo o batching. Batching é tão simples quanto eficaz.

Michael Hyatt define isso como:

 “O processamento em lote é um grupo de tarefas similares que exige recursos similares afim de simplificar sua realização.”

Sendo absolutamente claro, você só usará a mídia social quando você tiver a permissão de usá-la.

Aqui estão alguns passos que eu recomendo:

Atribua uma (ou duas, se necessário) horas para atividades exclusivas para as mídias sociais.

Faça todas as atividades das mídias sociais neste espaço de tempo.

Fora do tempo das tarefas das suas mídias sociais, desative as notificações e desligue qualquer coisa que possa te distrair e voltar ao turbilhão das mídias sociais.

É isso!

Você pode utilizar o batching para economizar tempo e esforço mental em outras coisas. O importante para manter em mente é que você não tem que utilizar a mídia social todo o dia.

Demarque sua mídia social. Ponha em sua brecha. E deixe-a lá.

Em outras palavras, batch.

4. Encontre um designer gráfico
Se você está ciente da estratégia da mídia social, eu tenho certeza que você sabe do poder do conteúdo visual.

Como você simplifica o visual da sua mídia social?

Contrate um simples designer gráfico especializado em mídia social. Utilize-o para criar todos os gráficos que você usa em blogs, Twitter, Facebook etc.

Você pode se surpreender com a quantidade de gráficos que sua mídia social necessita. De Linkedin para os posts do Facebook, as possibilidades são infinitas.

Tenha certeza que seu designer é especializado nas artes negras no tamanho das imagens da mídia social. Elas mudam frequentemente, mas são um importante componente para ter um visual impressionante.

5. Se a sua audiência não está na plataforma da mídia social, não desperdice seu tempo nisso
Uma dica: você não precisa estar em todas as plataformas de mídia social.

Calma!

Porque não?!

Primeiro, seu alvo pode não estar lá. Segundo, você pode não ser bem-sucedido nessa plataforma.

Copyblogger surpreendeu todo mundo quando decidiram fechar a sua página no Facebook. Isto danificou sua marca ou destruiu seu rendimento? Aparentemente não.

Isto permitiu eles de adquirir um sucesso maior, com mais simplicidade? Provavelmente sim.

Assim é como eles descreveram a mudança:

 “O principal foco do Copyblogger é servir sua audiência. E se essa audiência não estiver engajada com o Facebook, então não há nenhuma razão para nós gastar energia nisto. Essa energia nós podemos colocar em outras áreas – outras que você apreciam mais”.

Você pode adquirir simplicidade escolhendo o que não fazer tanto quanto escolhendo como fazer.

Talvez seja hora de largar a mídia social do seu cronograma?

Conclusão
Ame ou odeie, a mídia social veio para ficar.

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