05 julho, 2016

MACROPROCESSOS EM GESTÃO DE PESSOAS: ESTRATÉGICO OU OPERACIONAL?

O capital humano requer investimentos permanentes. Diante desse cenário, lá fomos nós lecionar para a turma do MBA de Gestão Estratégica a disciplina Macroprocessos de Gestão de Pessoas. Sábados de temperatura fria e de muito calor dentro da sala de aula. 

Com debates acalorados e embasados nos conhecimentos e vivências dos alunos e do professor, fomos analisando os processos de RH sob uma ótica estratégica e funcional. E uma pergunta sempre vinha a tona: será que tudo aquilo que discutíamos seria uma utopia diante de um quadro onde o departamento de Recursos Humanos  atua fortemente como Departamento Pessoal?

A resposta que chegamos foi: pode ser uma utopia hoje, mas se não dermos os primeiros passos, incentivarmos as transformações organizacionais e pensarmos em pessoas de forma estratégica, nada vai acontecer.

E, num mundo onde as pessoas precisam ser tratadas como pessoas, poucas empresas dão importância ao fato que são pessoas que alavancam ou destroem um negócio, simplesmente pelas suas atitudes, treinamentos e conhecimentos.

Assim, com muito orgulho, consegui passar este novo olhar para novos gestores que estão pensando estrategicamente. Pessoas que são pessoas e pensam em pessoas. Pessoas que como pessoas talentosas que são, transformarão o mundo! 


Um comentário:

Bruno Mattos disse...

sensacional todo conteúdo ministrado em aula, uma pena ser tão pouco tempo para falarmos de um assunto que foi tão prazeroso.
Quero registrar meu respeito e carinho pois de uma forma muito humana nos sensibilizou a olharmos cada vez mais pessoas como pessoas e não como mero numero que infelizmente é isso que representamos hoje.
Contudo ainda acredito que chegará o dia que pessoas serão pessoas e que tudo que aprendemos será ecoado pelo mundo até que se torne uma realidade tudo que hoje é apenas um sonho com muita vontade de ser real.