01 julho, 2016

Como o Growth Hacking está mudando a forma que tratamos as coisas*

* Por Neil Patel

As razões porque growth hacking está mudando a maior parte das relações são vastas e variadas. Para simplificar, considere os fatos a seguir e descubra como o growth hacking pode revolucionar o seu negócio.


Está cansado da forma custosa e ineficiente do marketing tradicional? Veja porque você deve abraçar a mentalidade do growth hacking.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre, isso se você ainda não utilizou para alavancar o sua empresa.

Não sabe do que estamos falando? Se chama growth hacking, e está mudando tudo. Desde cultura de startups até business valuation, growth hacking é o hit do momento. Growth hacking reinventou a forma como fazemos negócios, e promoveu ganhos absurdos em direção à estratégias de sucesso para negócios.

Se você ainda está cético, apenas olhe para o sucesso de startups como Airbnb, avaliada em aproximadamente R$84.59 bilhões, ou Uber, avaliado em R$230.07 bilhões. Tenha em mente que essas empresas não são exatamente empresas de tecnologia. Elas apenas oferecem estadias de curta duração e compartilhamento de carona, respectivamente.

Os princípios que catapultaram esses negócios para o sucesso não estão baseados numa indústria particular, seus investidores que possuem “recursos infinitos”, ou mesmo seus nichos que são receptivos a disrupção de modelos tradicionais. Os princípios que fizeram essas startups “dominarem o mundo” são os princípios do growth hacking.

As razões porque growth hacking está mudando a maior parte das relações são vastas e variadas. Para simplificar, considere os fatos a seguir e descubra como o growth hacking pode revolucionar o seu negócio.

Growth Hacking te liberta do marketing tradicional

Profissionais de marketing tem um trabalho crucial para qualquer empresa, conseguir que consumidores notem produtos e serviços e façam a compra. As táticas que utilizamos para fazer isso foram mudando conforme o tempo foi passando. Growth hacking nos dá uma visão moderna, permitindo que descartemos tática e técnicas que funcionavam no passado.

Com a visão do growth hacking, profissionais começaram a notar um enorme número de falhas em suas estratégias de marketing. Cultura e tecnologia mudaram tanto, que a técnica bem sucedida de ontem é o método ultrapassado de hoje.

Growth hacking corre o risco por ignorar os princípios básicos do marketing

Essa rejeição aos métodos convencionais cria um problema. Muitos profissionais de marketing, na sua luta livre contra os princípios arcaicos, estão trabalhando em conceitos próprios que estão mais ligados à realidade.

Mas alguns princípios do marketing não mudam. A psicologia do consumidor, identificação de personas e saber a sua USP são algumas das técnicas que profissionais de marketing nunca rejeitarão.

Growth hacking não irá substituir elementos fundamentais do marketing. Na verdade, ele reitera a necessidade deles.

Growth hacking permite pequenas startups dominarem o mundo

Por que que algumas poucas startups, criadas em garagens ou dormitórios de faculdades, estão se tornando negócios tão poderosos no mundo?

Em parte, a resposta é porque existe o growth hacking. Growth hacking é, antes de qualquer coisa, uma mentalidade. Ao adotar a mentalidade de crescimento, esses negócios perceberam que eles tinham um imenso potencial em mãos, podendo gerar uma grande mudança e tomando o mercado de assalto.

Como defino um hack?

Uma forma efetiva e criativa de resolver um problema.

Com essa abordagem, growth hackers estão identificando formas de eliminar desafios que impedem o crescimento massivo de uma empresa.

Esse tipo de volatilidade de mercado é nativa a mentalidade do growth hacker. Growth hacking tem mudado tudo ao entregar ao “João Ninguém” uma enorme chance de sucesso.

Growth hacking coloca estrategista como responsáveis pelo marketing

Uma das mudanças mais incríveis que o growth hacking promoveu, está relacionado aos postos de trabalho.

Por um longo período, marketing era dominado apenas por criativos (escritores, artistas, publicitários), nerds (aficcionados por dados) ou executivos. Lembre-se de Mad Men. Conforme a tecnologia foi evoluindo, o marketing passou a ser dominado por programadores, desenvolvedores e engenheiros.

Growth hacking permitiu um ponto fora da curva. Agora, os melhores profissionais de marketing podem não ser capazes de criar uma linha sequer de código ou criar uma imagem no photoshop, mas eles pensam estrategicamente. Pensamento estratégico é o recurso mais valioso para um growth hacker. É exatamente o tipo de mentalidade que permite o growth hacking alcançar resultados inimagináveis.

Growth hacking evita que empresas sejam guiadas pelo orçamento de marketing

Uma das coisas mais incríveis alcançadas pelo growth hacking é a independência frente à um enorme orçamento de marketing.

Para uma startup alcançar o sucesso, ela precisa de poder de fogo, ou seja, marketing. Geralmente isso significa prejuízos enormes apenas para espalhar seus ideais, numa esperança frenética de que atraia consumidores. É um grande risco, e geralmente acaba matando a startup.

O growth hacking muda tudo isso. Ao invés de se fazer marketing baseado em esperanças, os profissionais passaram a utilizar dados, métodos confiáveis e estratégias inovadoras para penetrar o mercado e crescer sua base de clientes.

Pode não parecer muito tradicional, pode até parecer arriscado, mas a verdade é: Empresas podem alcançar resultados incríveis com menos orçamento.

Growth hacking força empresas focarem em receita

Minha mentalidade focada em receita fica satisfeita com esse desenvolvimento. Growth hacking é fundamental para a mudança de táticas e métodos, afim de focar em números que realmente importam; receita.

Vejo muitos profissionais de marketing tentarem técnica miraculosas e excitantes em busca da galinha de ovos de ouro. Mas o growth hacking, por se tratar de uma mudança de comportamento, faz toda sua equipe olhar para os objetivos de receita de forma diferente, desconstruir métodos e passar a alinhá-los com o objetivo real.

Um estudo feito pela Saleschat descobriu que empresas que empregam growth hacker, 53% alcançou crescimento de receita, 52% aumentou a base de novos negócios, 59% melhorou o custo de aquisição de clientes e 53% aumentou o número de novos leads.

Essas estatísticas confirmam que growth hackers são focados nos números que realmente importam. Encontrar novos consumidores, leads, CAC e receita é parte da metodologia do growth hacking que permite profissionais de marketing realizarem ações de maior impacto.

Conclusão

Growth hacking não é sobre táticas e técnicas. Você não pode fazer o que Airbnb fez e alcançar os mesmos resultados.

Você pode no entanto, tomar esses princípios e essa mentalidade de growth hacking para você e utilizar para alcançar um incrível sucesso em sua empresa.

O primeiro passo para aproveitar esse poder do growth hacking é mudar sua mentalidade. Uma simples mudança pode produzir uma enorme vantagem competitiva.

Em quais direções você vê o growth hacking mudando o mercado?

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