14 julho, 2016

A pergunta de ouro para terminar bem a entrevista de emprego*

* Por Camila Pati


Não são apenas as suas respostas que são avaliadas em uma entrevista de emprego. Causar uma boa impressão no recrutador depende também das perguntas que você faz durante a conversa. E uma questão específica feita nos minutos finais pode ser a chave para criar uma conexão com o o entrevistador e aumentar as chances de ser lembrado, segundo indica o empreendedor norte-americano Marshall Darr.

Quando o recrutador questionar se você tem mais alguma pergunta, antes de encerrar a conversa, diga sim e em seguida, fale:

“Qual foi o seu melhor momento aqui na empresa?”.

Ele afirma que os resultados são sempre positivos e garante que, com esta pergunta, já conseguiu reverter entrevistas que tinham tudo para terminar mal. Por quê? É que ao estimular o recrutador a buscar na memória sua melhor recordação de carreira, inconscientemente ele passará a associar a conversa a emoções positivas.

E como a questão é a pergunta vai fechar o encontro, o saldo final da entrevista terá um gosto doce nas suas lembranças. Em meio a tantos concorrentes, esta pode ser a diferença entre ser lembrado ou esquecido.

Além disso, o empreendedor também diz que a resposta que der trará, sem dúvidas, informações importantes sobre ele, a empresa e seus valores, o que pode ajudá-lo a descobrir se você quer realmente trabalhar lá.

Nenhum comentário: